A Cor de 2018

É, minha gente… dezembro está quase na metade e o calendário já começa a anunciar a contagem regressiva para os fogos de réveillon. Passou rápido pra vocês? Porque pra gente o ano foi intenso! E nesse clima de quase-virada, essa semana viemos com uma das últimas novidades que pipocou para as tendências de 2018: a nova cor do momento, o Ultra Violeta! 💜

Resultado de imagem para ultra violet pantone

1.png

Desde o ano 2000, a Pantone Color Institute, autora do mais conhecido sistema de escala numérica de cores, usado por designers, artistas e profissionais das mais variadas áreas, vem dando continuidade ao que, hoje, já é quase uma tradição, ao eleger uma de suas cores para guiar as tendências do ano que se aproxima.

Em 2017, o grande protagonista do mundo das cores foi o Greenery, que coloriu a moda e o design de interiores com seus tons alegres e vibrantes de verde.

Imagem relacionada

Greenery: a cor de 2017, segundo a Pantone

Para o ano de 2018, a escolha da Pantone caminhou para a outra ponta do círculo cromático, e trouxe a ousadia do Ultra Violeta como proposta para a moda dos próximos 365 dias.

O violeta, que nasce da combinação entre o vermelho e o azul, é uma cor de muitos significados. Desde a antiguidade, é muito associada à nobreza, prosperidade e respeito, e costuma ser ligada também a referências místicas. Representa também o mistério, o que está oculto, e para muitos, é associada também à espiritualidade.

A escolha do tom, porém, não foi à toa. Segundo Letrice Eiseman, diretora do Instituto Pantone, houve um propósito para a eleição do violeta: “A ideia é que esta cor nos deixe mais cientes das nossas capacidades criativas e sensitivas. Desde explorar novas tecnologias e as galáxias universo afora,até encontrar novas forças artísticas e espirituais dentro de nós. Tudo isso faz parte do cosmos do tom.”

E como usar o Ultra Violeta na decoração de interiores? Bem, essa é uma cor que necessita de prudência para ser utilizada. Isso porque o violeta tem uma presença indubitável, e se não for bem empregado, pode se tornar uma escolha ingrata com o passar do tempo.

Para os que querem arriscar sem medo de errar, nossa sugestão é a de sempre: aposte nos detalhes! Assim você colore seu ambiente de acordo com a tendência da estação, mas pode mudar assim que considerar necessário também.

3.png

Para os mais ousados, que preferem uma dose mais generosa da cor nos ambientes, uma ideia interessante é combinar o violeta com cores cítricas, como o verde e o laranja. Quanto mais claros e vibrantes os tons escolhidos, mais marcante será o contraste. Vê só!

2.png

E aos que querem ficar no meio termo entre os detalhes e a ousadia completa, uma ideia é se utilizar de tons do violeta, mais fortes ou suaves, de acordo com o gosto e as possibilidades da decoração.

Você pode aplicá-lo em um móvel que escolha como peça principal do ambiente, por exemplo, e salpicar outros tons da mesma paleta ao redor. Ou mesmo escolher um revestimento que leve o tom do violeta para as paredes, como algum papel ou textura. 😉

4.png

E aí, gostou? Concorda com a escolha da Pantone para 2018? Nós achamos desafiadora, mas afinal, qual é a graça do fácil? Que essa cor nos inspire ainda mais a criatividade nesse novo ano que se aproxima! 😀

Beijo da Casa e até semana que vem!

NOTA: As imagens contidas nesse post foram reproduzidas através do Google e não possuem referências para concessão de direitos autorais. O usuário que identificar propriedade e quiser se manifestar com relação ao conteúdo aqui publicado pode entrar em contato conosco, ok?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s