A Versatilidade das Estantes

6 Formas de Tê-las em Casa

Existem peças de mobiliário que atravessam os tempos e nunca saem do cenário dos interiores. A cada época, se adaptam a novos padrões, incorporam novos traços estéticos e ganham roupagens diferentes, mas nunca perdem a funcionalidade na decoração.

Dentre elas, hoje nós escolhemos falar das estantes, curingas que se encaixam com muita versatilidade nesta categoria, e oferecem mil possibilidades para quem precisa aproveitar bem os espaços ou dar um charme a mais a um cantinho inutilizado da casa.

1+4.png

As estantes são velhas conhecidas do universo dos interiores, e no passado, eram frequentemente utilizadas em ambientes de caráter mais sério, geralmente espaços que tinham a ver com funções de trabalho ou estudo, como escritórios ou bibliotecas. Costumavam ser bem sóbrias e discretas, tanto no desenho quanto na escolha das cores e materiais em que eram feitas, servindo apenas como “pano de fundo” para os livros e objetos a serem expostos.

Mas o tempo foi passando e, aos poucos, elas foram ganhando espaço também em outras áreas da casa, passando a ser parte cada vez mais importante da decoração, e em muitos casos, inclusive protagonista dos ambientes. Vamos ver algumas ideias?

1. Multi Funcional

13+15.png

O primeiro ambiente onde as estantes mais costumam ser usadas na decoração, atualmente, é a sala. Por concentrar diversas funções em um só cômodo, elas são uma ótima opção para conciliar áreas de guarda, apoio à TV e demais aparelhos eletrônicos, além da base para o toque estético, com os objetos decorativos.

Nesses casos, é sempre bom contar com o auxílio de um designer de interiores aliado à equipe de marcenaria, para orientar bem o desenho do móvel às necessidades do seu espaço. Em apartamentos pequenos, recomendamos sempre a escolha de tons claros, seja no uso da madeira ou de cores, para ampliar o espaço e aproveitar melhor a iluminação.

2. Bagunça Oculta

6+16.png“Casa, adorei a ideia anterior, mas preciso de uma solução que não deixe as coisas tão expostas à poeira!”. Pois não… que tal essas? Práticas e discretas, ideais para quem tem espaços pequenos e necessita otimizar seus usos.

3. Leveza na estrutura

7+2.pngO conceito de estante anda sendo bastante revisto ultimamente. Não é mais necessária uma estrutura inteira, com um invólucro de madeira por todo o móvel. Um desenho leve, de estrutura mais delicada e fina, trás elegância e leveza ao ambiente e mantém as mesmas funções das estantes mais robustas. Tudo sempre vai depender do tipo de atmosfera que se queira criar…

4. Embutidas

12+14.png

Esta é uma solução muito indicada para espaços reduzidos, que precisam ser bem encaixados para um bom aproveitamento. Áreas embaixo de escadas ou vãos criados por pilares, na construção arquitetônica, podem, por exemplo, se transformar em belas estantes dessa maneira. Não fica um charme?

5. Soltas e Delicadas

8+11.png

Outra ideia perfeita para espaços pequenos, além de super simples de adotar. Estantes como essas são facilmente encontradas em diversas lojas como Tok Stok e Leroy Merlin, e podem ser customizadas com a pintura na cor de sua preferência.

6. Faça Você Mesmo

10+17.png

Como nós sempre falamos, opção é o que não falta para quem gosta de colocar a mão na massa. Com trilhos metálicos, prateleiras, ou mesmo canos de PVC, é possível criar estantes personalizadas e completamente adaptadas à sua necessidade. Nós inclusive já demos algumas dicas para aplicar essas ideias aqui no blog, lembram?

Capa.jpg

E aí, como você vai montar a sua estante? Conta pra gente? Esperamos vocês lá no Face e Instagram também! Até a próxima semana! 😉

NOTA: Algumas das imagens contidas nesse post foram reproduzidas através do Google e não possuem referências para concessão de direitos autorais. O usuário que identificar propriedade e quiser se manifestar com relação ao conteúdo aqui publicado pode entrar em contato conosco, ok? 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s