Como Decorar Varandas Pequenas

Chegou a primavera! Depois de alguns meses de temperaturas baixas e clima mais retraído, o Sol começa a dar o ar de sua graça (e calor!) novamente, anunciando dias mais alegres e convidativos a aproveitar os espaços ao ar livre. E é nesse clima de mudança de estação que preparamos o post de hoje para vocês, afinal, nada melhor do que uma bela varanda para aproveitar os dias deliciosos dessa época do ano, não é?

A decoração de varandas é um tema que muito nos perguntam sobre, principalmente quando o espaço disponível em casa é pequeno e se quer tirar o máximo proveito dele (o que, hoje em dia, é uma realidade bastante recorrente, já que os imóveis estão cada vez mais econômicos nas metragens quadradas). Se esse é o seu caso e você está em busca de ideias para transformar a sua no cantinho especial que a primavera pede, vem com a gente! 😉

0.jpg

SENTA AÍ, FICA À VONTADE?

Varanda boa é aquela que comporta receber os amigos com conforto e tem lugar pra todo mundo curtir o bate-papo despreocupado! É aquela que oferece o sossego ideal para a leitura da tarde ou o vinho a dois da noite de sábado… e para isso, nossa primeira dica é, na verdade, quase uma regra: varanda boa tem que ter onde sentar!

Bancos, puffs, futons, sofás, cadeiras, poltronas, tamboretes… são inúmeras as opções de mobiliário disponível para atender à essa necessidade, e a escolha vai depender, em primeiro lugar, do espaço que você tenha para trabalhar.

13+9.png

Muita gente gosta de optar pelos bancos fixos de marcenaria, pela principal vantagem que eles oferecem de aproveitamento do espaço interno, que pode ser projetado com gavetas ou portas, ou ser usado para guardar alguns itens de uso do ambiente. Essa é uma boa opção para quem tem mais restrições no layout da varanda, já que torna a área de assento delimitada de forma permanente.

7+1.png

Para quem prefere ou precisa de um layout mais solto, que dê a possibilidade de variar o espaço conforme a necessidade, as peças de mobiliário dobráveis são excelentes aliadas, além de super fáceis de encontrar nas lojas. As almofadas e futons também contribuem bastante para essas composições, e pela diversidade de cores e estampas, permitem a criação de diversos estilos de ambientes. Para quem está buscando um clima mais divertido, vale investir em variedade na hora de escolhê-las!

MESAS E APOIOS

Já falamos por aqui uma vez que, quando pensamos em assento, é imprescindível pensar em apoio também, certo? Pois bem. Isso vale para qualquer ambiente, e no caso das varandas, é importante principalmente para quem pretende usar este espaço também como área gourmet.

17+18 (2).png

É interessante criar composições que permitam variedade, e se possível, atendam a diversas alturas no seu espaço, pois cada uma obedece a uma função. As mesas baixas, que em geral tem entre 30cm e 40cm de altura, servem para compor o ambiente e oferecer um apoio mais geral ao usuário na hora de utilizar o espaço, mas se a intenção é ter uma superfície para comer, por exemplo, prefira mesas de 60cm a 70cm de altura, que atendem melhor às alturas de assento.

8+12.png

As mesas com rodízios, os carrinhos e os tamboretes (também conhecidos como garden seats) são outras dicas de peças coringa de que você pode se utilizar para compor sua decoração. Os tamboretes, inclusive, têm a possibilidade de serem usados como assento também, então, caso falte lugar para quando a galera chegar, eles são a solução!

VERDE PARA REFRESCAR

Quem já morou (ou mora) em casa com jardim sabe como é gostoso ter um lugar onde se pode respirar um pouco de natureza sempre por perto. E porque não trazer um pouco disso para a vida nos apartamentos? Pra nós aqui da Casa, varanda boa também tem que ter verde para nos distrair um pouco dessa vida de concreto que o dia-a-dia impõe pelas ruas. Também acha? Então dá só uma olhada nessas ideias que encontramos…

4+19.png

20+21.png

TOQUES DE DECORAÇÃO

Para dar o toque final à decoração do seu ambiente, alguns itens simples podem fazer toda a diferença. No piso, por exemplo, os decks de madeira oferecem a possibilidade de mudar completamente o visual da varanda sem a necessidade de fazer obra ou qualquer intervenção que ocasione sujeira. Existem opções modulares que podem ser encontradas em lojas como a Meu Móvel de Madeira e a Leroy Merlin, por exemplo.

24+25.png

Como as medidas desses decks modulares são fixas, nem sempre é possível cobrir todo o piso de maneira uniforme, dependendo das dimensões e formas da planta do seu ambiente. Nesses casos, uma dica que também acrescenta bastante charme à decoração é completar os espaços que se façam necessários entre as peças de madeira com pedriscos ou seixos rolados.

E quem foi que disse que não se pode usar tapete na varanda? Esse é mais um jeito de dar uma cara nova ao piso sem ter trabalho nenhum com reforma. Olha só como eles dão um toque todo especial aos espaços e acrescentam muito mais aconchego à decoração?

14+16.png

Gostou das ideias? Já vai correr para pensar o que pode melhorar no seu cantinho? Então mãos à obra, e depois, mandem fotos pra vermos o resultado, tá?

E vamos curtir a primavera! Até a próxima! 😉

NOTA: As imagens contidas nesse post foram reproduzidas através do Google e não possuem referências para concessão de direitos autorais. O usuário que identificar propriedade e quiser se manifestar com relação ao conteúdo aqui publicado pode entrar em contato conosco, ok?

2 comentários sobre “Como Decorar Varandas Pequenas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s