Tamanho Ideal – Camas

Gostamos de pensar por aqui que, na nossa rotina, existem pequenos prazeres cotidianos que vão se somando, e aos poucos, compõem uma sutil felicidade que embeleza o dia-a-dia. A sensação de encerrar o dia e se aninhar na cama para o merecido descanso é uma delas… não importa se tiver sido um dia cansativo ou difícil, ou um dia recheado de felicidade, nossa cama querida sempre nos dá alento para recuperar as energias e recomeçar tudo outra vez novinhos em folha, não é?

E é por ser assim, tão especial pra nossa vida, que muita gente tem dúvida na hora de escolher a sua ou sobre como colocá-la da melhor forma no ambiente. É por isso que hoje vamos tratar delas, em mais um post da nossa galeria Tamanho Ideal.

MEDIDAS E DIMENSÕES

O primeiro passo para escolher bem essa peça de mobiliário tão importante é conhecer as medidas do seu espaço, para adequar a melhor opção de cama às suas necessidades (e expectativas de sono), mas sem perder área útil no quarto. Atualmente, as medidas padrão de camas possuem até 5 variações de tamanho, e se dividem assim:

  • Solteiro: 88cm de largura x 188cm de profundidade (existem algumas opções mais estreiras, onde a largura é de 78cm, normalmente utilizada em bicamas);
  • Viúva: 120cm de largura x 200cm de profundidade;
  • Casal Standard: 138cm de largura x 188cm de profundidade;
  • Casal Queen Size: 158cm de largura x 198cm de profundidade;
  • Casal King Size (é cama que não acaba mais): 193cm de largura x 203 de profundidade.

Uma vez escolhida a sua cama dos sonhos (sem trocadilhos, hein!), vale ressaltar algumas outras medidas e “regrinhas” que é importante ter em conta para definir como utilizá-la melhor:

  • É ideal manter uma zona livre de circulação em volta da cama, que deve ser de, no mínimo, 60cm. Se não for possível ter essa medida disponível em todo o entorno dela, certifique-se de que ao menos um dos lados tenha esse espaço preservado;
  • Também é interessante pensar sempre em prever uma área de apoio próxima à cabeceira, para a guarda dos itens de uso mais imediato e que podem ser necessários durante a noite, como celulares, óculos ou remédios, dentre outros;
  • A iluminação nessa área deve ser mantida suave, sem focos diretamente incidindo sobre a área dos travesseiros, pois a luz muito intensa à noite pode interferir na qualidade do seu sono (isso inclui a luz dos aparelhos digitais, sabia?). Prefira arandelas próximas à cabeceira ou algum tipo de luz indireta nessa área, como LED atrás da cabeceira, por exemplo.

Bem, e depois de todas essas orientações, é claro que não deixaríamos de trazer também ideias para vocês, não é? Das milhões de formas de se utilizar de cada tipo de cama, selecionamos algumas para te inspirar na hora de criar seu quarto ou reformar o que já tem por aí! 😉

SOLTEIRO

A cama de solteiro é a que abrigou a infância e adolescência da maioria de nós. É a que foi palco das brincadeiras com os irmãos, dos sonos de 12h de duração (coisa que hoje é impossível…), ou das inquietações da idade da poesia. Seu tímido colchão de um só lugar é a opção mais básica das que se utiliza hoje em dia, mas nem por isso deixa de permitir ideias e usos bastante interessantes na hora de montar os espaços.

2.png

1.png

Além de lindas, essas estruturas são super fáceis de fazer. Na primeira, uma base de madeira de cerca de 10cm faz a função de “tatame” para apoio do colchão, enquanto a cabeceira é feita com uma peça de mdf menor, de cerca de 2,5cm. Na segunda opção, vocês já sabem o que eu vou dizer, não é? Sim, são eles de novo… os pallets! Basta criar uma estrutura com eles e está feito… uma cama linda, estilosa, barata e super ecológica para você chamar de sua!

VIÚVA

Muitas pessoas já me perguntaram o porquê desse nome para esse tipo de cama. A cama de viúva é uma espécie de “miniatura” da cama de casal, pois é pensada para uma só pessoa, mas é bem mais larga que uma cama de solteiro. Essa opção é muito utilizada em quartos de solteiros – principalmente de adolescentes e jovens – que querem um espaço mais confortável para dormir, mas ainda não têm necessidade de uma cama de casal completa.

Viúvo 1.jpg

Viúvo 2.jpg

 

CASAL (STANDARD, QUEEN E KING SIZE)

Sejamos verdadeiros… a cama de casal é o sonho de consumo de todos. Para os solteiros, uma cama de casal standard já é felicidade. Para os casados, uma Queen Size é perfeita e comporta todo o amor que houver entre os dois. Para os deuses… a King Size!

Brincadeiras à parte, as opções para melhor aproveitamento de quarto com uma cama de casal são tantas, que fica difícil escolher na hora de decidir o que fazer no projeto. Pode-se compor uma decoração mais simples, deixando a própria cama como protagonista, ou valorizá-la mais ainda com uma cabeceira elegante, que tanto você pode comprar pronta ou fazer com a orientação de um profissional de design de interiores, quanto pode fazer com as próprias mãos.

3.png

4.png

Para quem quiser se arriscar em um bom desafio DIY, encontramos no blog Homens da Casa esse tutorial super simples sobre como fazer uma cabeceira estofada como essa da imagem acima. Depois mostra pra gente o resultado, hein?

Esperamos que esse post tenha ajudado mais um pouquinho nas dúvidas com a escolha da sua cama. E se estiver buscando outras orientações para montar ou reformar seu quarto, recomendamos ler também nossos Tamanhos Ideais sobre cortinas e posicionamento de TV’s. 😉

Até a próxima semana! Nos vemos pelo Insta e pelo Face! ❤

NOTA: Algumas das imagens contidas nesse post foram reproduzidas através do Google e não possuem referências para concessão de direitos autorais. O usuário que identificar propriedade e quiser se manifestar com relação ao conteúdo aqui publicado pode entrar em contato conosco, ok?

 

 

 

 

 

2 comentários sobre “Tamanho Ideal – Camas

    • Casa Cotidiana disse:

      Que bom que gostou, Sheyla! Se tiver qualquer outro assunto que tenha dúvidas ou esteja buscando ideias para se inspirar, manda aqui pra Casa? Vamos adorar receber sugestões de conteúdo do que nossos leitores precisam!! 😊👌

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s