Veja como dividir o quarto dos filhos

Quem cresceu dividindo o quarto com a(o) irmã(o) (ou irmãos no plural) sabe de cor todas as alegrias e dificuldades que é compartilhar esse espaço tão íntimo com outras pessoas. É justamente esse tipo de ambiente em que os arquitetos e designers projetam levando em consideração um infinidade de detalhes, porque não é apenas a diferença de sexo ou idade que deve ser levada em conta. É muito importante que cada criança ou adolescente se identifique em seu próprio espaço, principalmente quando eles não possuem os mesmos gostos e preferências, contribuindo para que cada um cresça e desenvolva sua própria identidade e personalidade.

Outro desafio muito grande na hora de projetar o quarto dos filhos é garantir que o espaço compartilhado seja igualitário e que também contribua para a educação das crianças, assegurando que eles crescerão aprendendo a respeitar o limite alheio e a privacidade do outro.

Os móveis maiores, como os armários, acabam sempre ditando o layout dos ambientes, mas por se tratar de um quarto, a forma como as camas serão dispostas é de extrema importância. Abaixo nós vamos falar um pouco das soluções mais usadas:

  • Lado a lado

quarto-entre-irmaos-06

Essa é uma das soluções mais comuns. As camas são dispostas na mesma parede, uma do lado da outra, salvaguardando um espaço de circulação entre elas. O bacana dessa solução é a simetria que ela proporciona, além de permitir uma separação do espaço de forma clara para que a criança entenda facilmente o limite do irmãozinho.

quarto-entre-irmaos-08quarto-entre-irmaos-13quarto-entre-irmaos-14quarto-entre-irmaos-15quarto-entre-irmaos-16

  • Alinhadas

quarto-entre-irmaos-11

Com essa distribuição, onde as camas ficam dispostas alinhadas na mesma parede, é possível dispor de mais área livre no quarto para brincar. Nesse caso, é interessante garantir que exista uma divisão física entre as camas delimitando o espaço de cada um. Esse elemento pode ser a peseira do próprio móvel, como na imagem acima, ou outros elementos como um dossel, por exemplo.
E como a parede do fundo é comum aos dois (ou mais) irmãos, é interessante que ela seja composta por tons mais neutros ou objetos de comum interesse entre eles.

quarto-entre-irmaos-05quarto-entre-irmaos-17quarto-entre-irmaos-23quarto-entre-irmaos-28

  • Em 90º

quarto-entre-irmaos-01

Em quartos pequenos, uma solução que funciona bem é dispor as camas em um ângulo de 90º, como se formassem um “L”. Assim é possível liberar as outras paredes para armário e mesa de estudo e ainda salvar um espaço no meio para a brincadeira dos pequenos.

quarto-entre-irmaos-24quarto-entre-irmaos-25

  • Suspensas

quarto-entre-irmaos-10

Se você já teve a oportunidade de estudar as três soluções acima e viu que nenhuma delas é ideal para atender à sua necessidade, então do que você precisa é de camas suspensas, ou as famosas beliches. Entretanto, para essa solução funcionar, é importante garantir que a altura do quarto seja suficiente para verticalizar as camas e garantir que o filho que dormir em cima tenha espaço para pelo menos permanecer sentado sem bater com a cabeça no teto.
O bacana dessa solução é que você pode aliá-la às opções acima e compor arrumações mais ousadas, vê só:

quarto-entre-irmaos-07quarto-entre-irmaos-09quarto-entre-irmaos-12

E uma solução criativa para evitar brigas sobre quem fica com a cama de cima é propor um revesamento, onde após um determinado período de tempo as crianças possam trocar de cama e tornar essa dinâmica de nova arrumação como uma brincadeira.


Outra dica bacana para valorizar a personalidade dos seus filhos, seja qual for a solução de arrumação de quarto que você escolheu acima, é permitir que casa um deles possa escolher livremente por algum móvel ou por objetos de decoração que mais goste, como a roupa de cama, almofadas, quadros, entre outros. O importante é que eles se sintam felizes e acolhidos em seu próprio cantinho!  ❤

quarto-entre-irmaos-02

 

NOTA: Algumas das imagens contidas nesse post foram reproduzidas através do Google e não possuem referências para concessão de direitos autorais. O usuário que identificar propriedade e quiser se manifestar com relação ao conteúdo aqui publicado pode entrar em contato conosco, ok?

Um comentário sobre “Veja como dividir o quarto dos filhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s