Prateleiras, pra que te quero!

10 Formas de Usá-las no Cantinho da sua Casa

Quantas prateleiras você tem na sua casa? Já parou para prestar atenção no potencial que elas te oferecem para aproveitar melhor os espaços? Não? Pois é… está na hora de mudar isso! Essas discretas peças, que convivem conosco no universo dos interiores há tanto tempo, são tão versáteis quanto práticas de usar, seja pela simplicidade de instalação, pela variedade de formas e estilos, pela facilidade de encontrar prontas ou mesmo de fazer com as próprias mãos.

Se você está em busca de ideias para aproveitar melhor aquele cantinho desperdiçado em casa, ou busca uma alternativa aos móveis com estruturas mais complexas, as prateleiras podem ser as aliadas que te faltam! É por isso que hoje vamos tratar delas, com todo o brilho e atenção que merecem de nós. ❤

1. O charme da madeira

A madeira é um material presente na decoração desde que o homem começou a construir as primeiras noções de espaços interiores, há muitos e muitos tempos atrás. Tem inúmeros acabamentos e pode ser associada a muitas linguagens diferentes de estilo. Quando usadas neste material, as prateleiras se transformam, quase sempre, em protagonistas de uma composição. Vê só!

3 (2).jpg

25.PNG

2. Cores e mais cores

Sabe aquele ambiente neutro que você sente que está precisando de uma bossa? Nada como uma prateleira colorida para mudar um pouco os ares! Elas podem ser laqueadas na cor que você desejar, compradas prontas em MDF já laminado ou mesmo pintadas à mão. O importante é saber combinar bem as cores do que você já tem ou está planejando usar na nova decoração, com o tom escolhido para ela(s)!

14.jpg41.jpg

35

3. Iluminadas

Além de superfícies de apoio para objetos e utensílios, as prateleiras podem ter também a função de luminárias. Pode-se utilizar de spots próprios para marcenaria, que tem tamanho reduzido se comparados os de uso na iluminação geral, ou mesmo da fita de led, que pode ser aplicada diretamente na superfície da prateleira. Mas vale lembrar… para criar essa iluminação, é necessário haver uma previsão elétrica na área, ok?

38 (2).png

37.jpg

4. De Canto

Os cantos e quinas das paredes são, muitas vezes, espaços perdidos ou pouco utilizados em nossas casas. Mas não precisa ser assim… as prateleiras são ótimas aliadas nestes espaços para torna-los aproveitáveis também. Dá só uma olhada nessas ideias?

22.jpg

24.jpg

5. Flutuantes!

É isso mesmo! Elas ficam suspensas no ar… e são uma ótima opção para quem quer se utilizar de toda a praticidade das prateleiras de uma forma diferente. Elas podem ser afixadas diretamente no teto, com cabos de aço, cordas ou barras de rosca infinita. Podem também ficar na própria parede, penduradas com ganchos. Tudo vai depender do restante da composição do espaço e do estilo do seu cantinho.

16.jpg9.jpgPra quem quiser aprender a fazer a própria, dá só uma olhada nesse tutorial que a Meu Móvel de Madeira ensina a fazer um tipo de prateleira flutuante lindo (e super fácil). 😉

3940.jpg

6. Suportes de canos de PVC

Talvez ainda seja estranhou ler sobre canos de PVC no universo dos mobiliários, mas ele vieram para ficar e tem se mostrado extremamente versáteis na criação de estruturas fixas e móveis também. Nós já falamos um pouco sobre como usá-los nos closets, lembra? Pois bem. Eles podem servir de estrutura para as prateleiras e até criar estantes extremamente interessantes, principalmente se a linguagem do seu ambiente tende a conversar com o estilo industrial.

7.jpg28.jpg

7. Apoio para quadros

Quem disse que os quadros decorativos sempre precisam ficar presos às paredes? Esse conceito já caiu faz tempo, e nos dias atuais, as prateleiras servem lindamente de base para a galeria particular de arte que cada um tem em casa. Sugerimos optar por prateleiras chamadas “canaletas” para esse tipo de uso, pois elas possuem um anteparo na parte frontal que ajuda a fixar os quadros sem perigo de escorregarem para a frente.

19.jpg20.jpg

8. Suportes Metálicos

Foi-se o tempo em que os suportes das prateleiras precisavam ser sempre escondidos. Hoje eles fazem parte da decoração e, muitas vezes, são os grande responsáveis por elevarem suas companheiras ao status de estrela do ambiente. Podem ser usados em cores mais marcantes, que se sobressaiam do restante da parede, ou “camuflados” na mesma cor escolhida para o revestimento sobre o qual ficarão presos.15.jpg34.jpg

9. Cabeceira da Cama

Enjoou da cabeceira de cama que tem em casa hoje? Com algumas prateleiras e objetos decorativos, você pode mudar isso sem quase nenhum trabalho. E ainda cria a possibilidade de troca a decoração toda vez que cansar… basta mudar os objetos e pronto! Você tem um novo quarto! 😉13.jpg12.jpg

10. Suportes de Couro

E para fechar nossa seleção de hoje, uma ideia que chegou cativando nossos corações… as prateleiras com suportes de couro! Elas são um mimo nos ambientes e também podem ser feitas em casa com muita facilidade. Basta ter a madeira, as tiras de couro (você também pode usar cintos) e ganchinhos para prender na parede. Olha como fica lindo o resultado?

42.jpg43.jpgGostou das nossas ideias e dicas de hoje? Não falta inspiração pra você reaproveitar seus espaços com as ilustres prateleiras de agora em diante, não é? Quem se arriscar a mudança, manda foto pra gente? Vamos adorar saber o que vocês estão criando com o conteúdo aqui da Casa! ❤

E não esqueçam de passar nas nossas redes sociais, hein? Pra quem não sabe, estamos no Face e no Instagram também! Nos vemos lá! 😉

Até a próxima semana!

NOTA: Algumas das imagens contidas nesse post foram reproduzidas através do Google e não possuem referências para concessão de direitos autorais. O usuário que identificar propriedade e quiser se manifestar com relação ao conteúdo aqui publicado pode entrar em contato conosco, ok?

Um comentário sobre “Prateleiras, pra que te quero!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s